Assunto: Transportes no Concelho de C. Branco Sex Set 04, 2009 10:12 pm
Há cerca de 3 meses foi publicado este artigo no Jornal Reconquista com o intuito de apelar à criação de uma linha de autocarros aos fins-de-semana e noites no concelho de C. Branco, ligando o sul do concelho, passando pela sede de concelho, depois vindo a Alcains e até ao norte do concelho (S. Vicente da Beira). Abro aqui também o debate para um possível serviço deste género:
Transportes no Concelho de C. Branco Como é do conhecimento público, o serviço rodoviário que a Rodoviária da Beira Interior (RBI) presta no concelho de Castelo Branco tem vários horários durante o dia, mas não tem quaisquer carreiras a funcionar durante o fim-de-semana, assim como nos dias úteis a partir das 19 horas. Ora, num concelho tão extenso como é Castelo Branco, o 3º maior concelho do país em área (em 308 concelhos), muitas populações das suas 25 freguesias que não possuem transporte próprio deixam de poder visitar a sua sede de concelho nestes horários.
Lembremos pois as valências de Castelo Branco que ficam vedadas a quem não tem transporte público: este tipo de transporte seria muito útil para permitir visitar familiares ao hospital no horário de visitas nocturno (19-20 horas), permitiria a ida nocturna às conhecidas Docas no centro da cidade, permitiria a ida aos hipermercados e centros comerciais existentes na cidade, a possibilidade de ir a uma sessão da noite ou de fim-de-semana nos cinemas Castello-Lopes, daria a possibilidade a quem estuda ou trabalha à noite de poder regressar à sua terra, entre muitas outras hipóteses.
Poder-se-á questionar a rentabilidade da criação de tais rotas, pois exigiriam o pagamento de horas extraordinárias aos motoristas, mas é importante lembrar que os veículos a utilizar seriam os mesmos do serviço diário, pelo que não haveria aí qualquer tipo de investimento. Lembro também que até 1989 funcionou um serviço Castelo-Branco - Alcains pelas 23:30 que tinha índices de ocupação bastante elevados e que foi cortado durante a privatização da antiga Rodoviária Nacional sem qualquer explicação. No entanto, e como acho que este novo plano deveria beneficiar o maior número de freguesias possível, propunha a criação de uma linha que começasse no sul do concelho: no Retaxo ou em Cebolais de Cima, seguisse em direcção a Castelo Branco, daí para Alcains e a partir daí poderia ir para Norte, passando por todas as freguesias até São Vicente da Beira.
A linha deveria funcionar em ambos os sentidos e bastaria ter, em cada sentido, 2 horários à noite (um ao início da noite e outro já perto da meia-noite), assim como 3 ou 4 horários durante o Sábado e Domingo, para quem necessitasse de visitar a cidade no fim-de-semana. Estas linhas suburbanas poderiam pertencer aos actuais Transportes Urbanos de Castelo Branco e até poderiam utilizar os mesmos veículos, pois há quem se queixe que estes andam “vazios” e este serviço melhoraria a sua taxa de ocupação. Dado que o futuro Centro Coordenador de Transportes de Castelo Branco tem como abertura prevista a data de Novembro desde ano, creio que o lançamento deste serviço poderia ser feito para coincidir com essa data.
Creio que o custo de adicionar este reduzido número de serviços seria bastante inferior ao seu potencial lucrativo e, principalmente, seria vital para melhorar a qualidade de vida das populações. Peço então para que haja abertura, tanto da RBI como da Câmara Municipal, para analisar as potencialidades que o lançamento deste serviço poderia ter para todo o concelho.
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Assunto: Re: Transportes no Concelho de C. Branco Sáb Set 05, 2009 12:52 pm
Numa altura em que cada vez mais se apela ao uso dos Transportes Públicos , não deixa de ser curioso o que se passa nesta vertente na região de Castelo Branco . Penso que é do conhecimento dos responsáveis da Rodoviária da Beira Interior que , e relativamente a Alcains , o número de passageiros justificaria a criação de ligações entre os 2 pólos urbanos do concelho em horário nocturno ; no mínimo de duas. Não entendo pois esse finca-pé para com Alcains e sua população , com a progressiva redução da hora de encerramento dos serviços .
Quanto à ausência de ligações ao fim de semana , é por e simplesmente de “ bradar aos céus ”. Não se constata que , nas ligações diárias ( de Segunda a Sexta ) , por exemplo , entre Castelo Branco e a Covilhã , o maior número de passageiros é registado no percurso Castelo Branco - Alcains - Castelo Branco ? Tal como o Maxair sublinha , nem toda a população dispõe de viatura própria , ficando pois privada , ou deparando-se com enormes dificuldades para poder aceder a tais valências existentes apenas na sede de concelho .
Quem garante àqueles senhores que , inclusive que quem dela dispõem ( viatura própria ) a desejaria utilizar caso houvesse uma melhor oferta de transportes públicos ?
Penso que , através de uma política de sensibilização junto das populações para o uso de eventuais carreiras urbanas a criar, haveria quase com toda a certeza um natural incremento do número de passageiros. A utilização de mini-autocarros em horário nocturno e aos fins de semana , não seria uma solução a explorar ? E efectua-la em regime experimental para verificar a sua viabilidade ? Porque não se tenta , pelo menos ??? Todo o concelho deveria ser abrangido por estas melhorias .
Se tal não fosse possível , então no mínimo ligações em sistema circular no percurso Alcains –Castelo Branco – Cebolais/Retaxo ou simplesmente Alcains – Castelo Branco , justificar-se-iam , em período nocturno e aos fins de semana !
AlcainsAqui Admin
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Assunto: Re: Transportes no Concelho de C. Branco Sáb Out 24, 2009 4:20 pm
Maxair escreveu:
Lembro também que até 1989 funcionou um serviço Castelo-Branco - Alcains pelas 23:30 que tinha índices de ocupação bastante elevados e que foi cortado durante a privatização da antiga Rodoviária Nacional sem qualquer explicação.
Esse serviço nocturno da antiga antiga Rodoviária Nacional , várias vezes o usei. Lembro-me que era um autocarro moderno (para a altura ) e pouco visto até então por estas bandas , com algumas semelhanças aos que circulavam em Lisboa e Porto , já que para além dos lugares sentados , dispunha de capacidade para lugares de pé. Era muito espaçoso , diga-se .
Como se refere , tinha índices de ocupação bastante elevados , sendo os seus passageiros maioritariamente trabalhadores e estudantes das Escolas Secundárias da cidade do ensino nocturno.
Voltando aos dias de hoje , quem se quiser deslocar de Alcains a Castelo Branco , ou vice-versa , terá que recorrer ao seu carro. Quem não o tem , resta-lhe esperar pela sorte de uma boleia , pedir a um familiar ou amigo que lhe evite ter que percorrer 12 km a pé ( vá lá , são mais ou menos , a bom ritmo 2:45h ) , ou recorrer a um táxi , com custos significativamente mais elevados face aos serviços e questão.
Isto é justo ? No meu entender , NÃO !
Exigia-se pelo menos de mais 2 ligações entre a Vila e a capital de distrito , em periodo nocturno.