InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
AlcainsAqui - GERAL
AlcainsAqui - GERAL
Últimos assuntos
Votação
Intervir em Alcains ! Qual a área mais importante ?
Cultura
50%
 50% [ 1 ]
Espaços Verdes
0%
 0% [ 0 ]
Segurança
0%
 0% [ 0 ]
Transportes
50%
 50% [ 1 ]
Urbanismo
0%
 0% [ 0 ]
Vias de Comunicação
0%
 0% [ 0 ]
Outra
0%
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 2
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Há por aqui

Compartilhe | 
 

 Ajude o David !

Ir em baixo 
AutorMensagem
HugoLeal ( AlcainsAqui )
Admin
avatar

Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

MensagemAssunto: Ajude o David !   Sab Jun 13, 2009 5:23 am

Um jovem de Alcains que necessita com urgência de um transplante de medula levou a Associação de Dadores de Sangue da Beira Interior Sul (ADSBIS) a organizar uma acção de recolha de amostras de potencias dadores. A iniciativa decorre no dia 20 de Junho, sábado, da parte da manhã, na Junta de Freguesia de Alcains e é realizada por técnicos do Centro de Histocompatibilidade do Centro.

David é o nome do jovem que precisa de um transplante de medula urgente, e para quem a ASBIS está a desenvolver esforços no sentido de encontrar o mais rápido possível um dador compatível. Para isso, está a ser organizada uma acção de recolha de amostras, na qual a associação de dadores espera uma forte afluência.

“Seria muito bom, que a exemplo do que tem acontecido noutros locais do país, conseguíssemos recrutar 400 ou 500 pessoas”, adianta o presidente da associação, José Geada. “O David bem o merece”, acrescenta o responsável.

Durante esta acção será recolhida uma amostra de sangue aos potenciais dadores, que depois é classificada e os respectivos dados introduzidos numa base de dados de âmbito mundial. Nesta base de dados estão registados todos os doentes que precisam de um transplante, explica José Geada. À medida que novos dados de doentes ou dadores são introduzidos, sabe-se de imediato se existe alguma compatibilidade receptor-dador. Os dados identificativos do doente e do dador são confidenciais, tal como o momento e o local onde foi encontrado o dador.

“Porque as pessoas já conhecem o nosso trabalho na promoção da Dádiva de Sangue, atrevemo-nos a apelar a todas as pessoas que têm entre 18 a 45 anos, para comparecerem a esta iniciativa que visa encontrar um dador compatível para o David”.

Em Portugal existem actualmente mais de 160.00 dadores de medula inscritos, o que, segundo José Geada, comparativamente a outros países “nos parece muito bom”. Quanto aos dadores de sangue são cerca 350.000. Esta diferença de números acontece porque no caso da dádiva de sangue o leque de idades é dos 18 aos 65 anos. Enquanto no registo para dadores de medula a idade é dos 18 aos 45 anos.


Fonte : Reconquista
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://alcains-aqui.forumeiros.com
Raquel do Carmo



Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/06/2009

MensagemAssunto: Boa adesão   Dom Jun 28, 2009 4:44 pm

Infelizmente o meu quadro clínico não me permite participar neste tipo de apelos. No entanto, fiquei satisfeita ao saber que houve cerca de 670 pessoas com vontade de ajudar o David. E como ainda há «gente boa», um grupo de enfermeiras de Alcains voluntariou-se para fazer a recolha.
Boa sorte, David!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
HugoLeal ( AlcainsAqui )
Admin
avatar

Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

MensagemAssunto: Re: Ajude o David !   Qui Ago 13, 2009 10:49 am

Dois dadores de medula óssea compatíveis com o jovem alcainense que necessita de um transplante urgente foram identificados pelo Centro de Histocompatibilidade, abrindo uma nova esperança à vida de David Veríssimo.

A notícia foi comunicada ao jovem na segunda-feira passada, que se encontra em casa, indicando que foram identificados dois dadores nacionais. Ainda durante esta semana, David dará início aos tratamentos preliminares com vista ao transplante.

Recorde-se que a recolha de amostras de medula, organizada pela Associação de Dadores de Sangue da Beira Interior Sul (ADSBIS), a 20 de Junho, em Alcains, mobilizou quase 700 pessoas. As amostras de sangue recolhidas foram classificadas para integrarem uma base de dados de âmbito mundial. À medida que novos dados de doentes ou dadores são introduzidos, sabe-se de imediato se existe alguma compatibilidade receptor-dador. Mas os dados são confidenciais, tal como o momento e o local onde foi encontrado o dador.


Fonte : Reconquista
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://alcains-aqui.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Ajude o David !   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Ajude o David !
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Há Alcains por aqui ! :: Geral Notícias-
Ir para: