InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Tópicos similares
AlcainsAqui - GERAL
AlcainsAqui - GERAL
Últimos assuntos
Votação
Intervir em Alcains ! Qual a área mais importante ?
Cultura
50%
 50% [ 1 ]
Espaços Verdes
0%
 0% [ 0 ]
Segurança
0%
 0% [ 0 ]
Transportes
50%
 50% [ 1 ]
Urbanismo
0%
 0% [ 0 ]
Vias de Comunicação
0%
 0% [ 0 ]
Outra
0%
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 2
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Há por aqui

Compartilhe | 
 

 Oviger com grande produção no Natal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
HugoLeal ( AlcainsAqui )
Admin
avatar

Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

MensagemAssunto: Oviger com grande produção no Natal   Sab Dez 19, 2009 8:57 am

Com o Natal crescem as encomendas para abate de cabritos e borregos, indispensáveis à mesa na Consoada. Oviger sem mãos a medir

A PRODUÇÃO do matadouro de Alcains, o maior do distrito de Castelo Branco, na época de Natal corresponde a cerca de 30 por cento da produção anual da empresa. O facto deve-se ao aumento da procura dos consumidores pela carne de borrego e cabrito, indispensáveis na mesa da Consoada.

Na época natalícia, a Oviger – Produção, Transformação e Comércio de Carnes e Derivados SA, instalada em Alcains, vê-se obrigada a acrescentar dois dias de trabalho semanais (sábado e domingo). À unidade transformadora de carnes de Alcains chegam pedidos de todo o País e nas duas semanas que antecedem o Natal a actividade diária passa a estar concentrada no abate dos dois pequenos ruminantes.

A administração do matadouro prevê que o número de abate de cabritos e borregos de Natal atinja este ano os valores do ano passado, ou seja 20 mil, o que representa 30 por cento da produção anual da empresa, que se situa nos 120 mil abates, principalmente de novilhos, porcos e borregos. “A matança de borregos e cabritos para o Natal iniciou-se segunda-feira e prolonga-se até ao dia 23”, refere Vítor Almeida, director-geral da Oviger, onde trabalham seis dezenas de pessoas.

“O borrego da Beira Baixa, embora tenha Denominação de Origem, não está a ser explorado a 100 por cento, mas existe esse hábito de consumo no País, que procura muito este produto”. Tal facto, continua o responsável, deve-se “às raças que são aqui exploradas, ao tipo de maneio que é feito à antiga, o borrego acompanha a ovelha até a altura de sair para abate, não há aleitamento artificial”.

O cabrito é também muito procurado graças também à divulgação do Cabrito Estonado, prato típico da Beira Baixa.

O matadouro assegura a venda comercial (venda directa a terceiros) e a prestação de serviços a abate (a produtores e intermediários que depois colocam a carne na venda directa ao consumidor). “Vendemos para o Porto, Braga, Lisboa. Ao destino final chega-se pelo circuito normal: produtor, talhante e consumidor final”, explica aquele responsável.

A qualidade da carne é assegurada pela Oviger, que zela pelo bem-estar animal desde a entrada dos animais vivos no matadouro até à sua expedição em carcaça. Neste circuito são seguidos rigorosos critérios de qualidade. O abastecimento dos animais é feito essencialmente a partir de explorações da Região, através de contratos firmados, com produtores que se comprometem a cumprir o caderno de especificações.

A Oviger lamenta a diminuição do número de produtores e o aumento das áreas de exploração. No entanto, “o efectivo de animais que existe chega para a procura”, garante Vítor Almeida.

Fonte : Jornal do Fundão
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://alcains-aqui.forumeiros.com
 
Oviger com grande produção no Natal
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Brasil] Esquadrão Onça, da Base Aérea de Campo Grande, comemora 40 anos
» Clima de Natal na Air Berlin.
» Alguem aqui conhece o Marsol Beach Resort Natal?
» [Brasil] Boeing e Embraer definem produção de biocombustível no final do ano.
» A Era do Gelo: Especial de Natal Dublado DVDRip XviD Dual Audio & RMVB

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Há Alcains por aqui ! :: Geral Notícias-
Ir para: