Há Alcains por aqui !
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
AlcainsAqui - GERAL
AlcainsAqui - GERAL
Tópicos semelhantes
Últimos assuntos
» Atelier Dia do Pai - Reportagem Localvisão
Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyQui Mar 29, 2012 12:00 pm por AlcainsAqui

» Festa das Papas de Alcains - Reportagem Localvisão
Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyQui Mar 29, 2012 11:51 am por AlcainsAqui

» 7º Aniversário do Museu do Canteiro - Reportagem Localvisão
Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyQui Mar 29, 2012 11:48 am por AlcainsAqui

» Setor do granito em risco de desaparecer na região de Alcains - Reportagem RTP
Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyQua Jan 25, 2012 11:38 am por AlcainsAqui

» Presépio: A Arte de um Povo - Reportagem Localvisão
Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyQua Jan 25, 2012 11:37 am por AlcainsAqui

» Ação de Sensibilização em escola de Alcains - Reportagem Localvisão
Novo Jardim de Infância em Alcains EmptySeg Dez 12, 2011 12:13 pm por AlcainsAqui

» Escola José Sanches em Alcains - Reportagem Localvisão
Novo Jardim de Infância em Alcains EmptySáb Set 17, 2011 12:22 pm por AlcainsAqui

» II Encontro com Emigrantes - REPORTAGEM LOCALVISÃO
Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyQui Ago 18, 2011 11:46 am por AlcainsAqui

» Festins 2011 - Reportagem Localvisão
Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyDom Jul 31, 2011 11:29 am por AlcainsAqui

Votação
Intervir em Alcains ! Qual a área mais importante ?
Cultura
Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_lcap50%Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_rcap
 50% [ 1 ]
Espaços Verdes
Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_lcap0%Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_rcap
 0% [ 0 ]
Segurança
Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_lcap0%Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_rcap
 0% [ 0 ]
Transportes
Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_lcap50%Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_rcap
 50% [ 1 ]
Urbanismo
Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_lcap0%Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_rcap
 0% [ 0 ]
Vias de Comunicação
Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_lcap0%Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_rcap
 0% [ 0 ]
Outra
Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_lcap0%Novo Jardim de Infância em Alcains Vote_rcap
 0% [ 0 ]
Total de votos : 2
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Há por aqui

 

 Novo Jardim de Infância em Alcains

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
AlcainsAqui
Admin
AlcainsAqui


Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

Novo Jardim de Infância em Alcains Empty
MensagemAssunto: Novo Jardim de Infância em Alcains   Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyTer Jul 14, 2009 1:22 pm

Decorrem as obras de requalificação do Parque Escolar da rede do 1º Ciclo do Ensino Básico em Alcains , assim como as do novo Jardim de Infância da Vila. O investimento é da autarquia albicastrense . Fica situado nas traseiras do Edíficio nº 1 de umas das escolas daquela rede. O novo edifício contará com 4 salas de aula com capacidade para 25 alunos cada , uma sala polivalente , um gabinete de atendimento e uma sala de professores. O Jardim de Infância passará a contar com os alunos que frequentam o Infantário da Feiteira e as que se encontram no antigo refeitório das Escolas Primárias. O novo Centro Escolar de Alcains contará com um novo refeitório que ficará situado no edíficio que foi há décadas erguido para tal efeito. Também a Biblioteca Escolar irá sofrer algumas melhorias. Seráo ainda criados um recreio coberto , uma horta pedagógica e zonas ajardinadas.


Novo Jardim de Infância em Alcains C_004110


Última edição por -HD- em Sáb Dez 05, 2009 7:45 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://alcains-aqui.forumeiros.com
AlcainsAqui
Admin
AlcainsAqui


Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

Novo Jardim de Infância em Alcains Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Jardim de Infância em Alcains   Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyTer Jul 14, 2009 1:26 pm

Ou seja , Alcains ficará com um Centro Escolar de excelência. Porém , não se estará a concentrar ( mais uma vez ) em demasia tudo apenas num só local ? Atenção que esta situação não é de agora , mas sim de há décadas ... Eu explico : não seria também vantajosa e conveniente a construção de uma Escola EB1 num outro local da Vila ? As crianças que venham da Quinta Dos Arcos , Zona da Casa do Povo e Estádio ( por exemplo ) - quase toda a parte norte e ocidental de Alcains - não estarão demasiadamente longe da sua escola ? Uma criança que more , por exemplo , na nova Urbanização em frente ao Estádio terá que percorrer cerca de 1.5Km ( só de ida ) , na Quinta dos Arcos - 1.1Km ( só de ida ) e da Feiteira cerca de 1.25km ( de ida também ) até à sua Escola . Falta a distância que tem que percorrer na volta que será a mesma se optar pelo mesmo caminho. Em 1942 " descentralizou-se " com a criação da antiga Escola da Feiteira . O número de crianças em idade escolar era mais elevado do que o hoje em dia . Contudo , o perímetro urbano da vila era bem menor. O Edifício Nº2 poderia servir para o novo Jardim de Infância , enquanto que uma futura escola poderia isso sim ser construída de raiz , mas num outro local da vila... É apenas a minha modesta opinião. Perdoe-me os mais entendidos na matéria
Ir para o topo Ir para baixo
https://alcains-aqui.forumeiros.com
Raquel do Carmo




Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/06/2009

Novo Jardim de Infância em Alcains Empty
MensagemAssunto: Parque escolar   Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyTer Ago 11, 2009 10:01 pm

[justi
fy]É uma opinião que respeito, embora considere que quer em termos pedagógicos, quer em termos administrativos seja mais benéfico que as escolas tenham uma proximidade geográfica o mais curta possível. Para isso se criaram os Agrupamentos de Escolas. Esse problema das crianças que residem longe da escola seria facilmente solucionado se a Junta de Freguesia disponibilizasse transporte para as mesmas. Não sou da política, nem entendo muito disso mas penso que à nossa Junta falta alguma inovação, dinamismo, visão ( não sei, não quero ofender ninguém, é apenas a minha opinião pessoal). Ainda em relação às escolas o que me entristece bastante ( e nem sou de Alcains) é não ver, a actual direcção do Agrupamento de Escolas, envidar esforços para não deixar ir embora alunos para a cidade. Fiz parte da anterior direcção, com defeitos e virtudes como todas as direcções do que quer que seja, mas sempre fizemos todos os esforços para que os alunos não abandonassem o Agrupamento em prol da cidade de Castelo Branco. Infelizmente, foi-me transmitido por alguém que lá trabalha que o próximo ano lectivo irá iniciar-se com cerca de menos 100 alunos. É grave! Vão-se os alunos, vão-se os professores que deixam de ter horários... e em vez de crescermos, regredimos!
Ir para o topo Ir para baixo
AlcainsAqui
Admin
AlcainsAqui


Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

Novo Jardim de Infância em Alcains Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Jardim de Infância em Alcains   Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyQua Ago 12, 2009 5:16 pm

Obrigado Professora Raquel mais uma vez pelo seu contributo.

Estudei na Escola Primária do " Avião " , da 1ª à 4ª classe . Durante esses 4 anos , o número de alunos ( os meus colegas de turma ) sempre rondou os 30 elementos. Acrescento ainda que , a par da minha turma , havia mais duas - uma no Edifício da Antiga Cantina e outra no Edifício Nº 2 . Não tenho números oficiais ; contudo , penso que a minha seria a mais numerosa das 3. Creio que talvez entre 60 a 70 alunos que , tal como eu , recordam com saudade esse ano do inicio da década de 80, marcado pelo arranque da nossa vida de estudante.


Tive colegas que vinham , quer da zona da Casa do Povo , da Feiteira , Casadeira , Outeiro, até mesmo da Zona da Estação de Alcains. Eu tive sempre a sorte de morar a cerca de 200metros da Escola.
Recordo inclusive 2 irmãos que todos os dias , quer fizesse calor , frio , chuva ou neve , se deslocavam ( a pé ! ) , morando eles numa quinta bem para lá de Santa Apolónia , já dentro dos limites da freguesia de Castelo Branco.
Por outros motivos , registo também a presença de um colega albicastrense ( este sim da cidade ) que , por ter um familiar funcionário na Escola Preparatória , também fazia parte da minha turma . Ou seja , é caso para se dizer que as Escolas Primárias de Alcains nessa época até tinham alunos provenientes da freguesia de Castelo Branco.


Até meados da década de 80 , Alcains foi crescendo de uma forma significativa, fruto do seu desenvolvimento industrial nas décadas que a precederam. Depois , foi veio o chamado " boom " industrial em Castelo Branco que culminou numa deslocalização de algumas empresas da Z.I. de Alcains para a da cidade e marcou o encerramento de outras. Ou seja , muitas familias tiveram que rumar a outras paragens e , por conseguinte , deu-se a quebra no crescimento demográfico verificado até então.



A " descentralização " dos Edifícios a que me referi , era por norma aplicada em localidades e freguesias de aglomerado populacional continuo , dependendo , claro está , da dimensão da área dita urbana , ou nas de aglomerado populacional disperso.
Como sabe , Alcains é ( e sempre foi ) um aglomerado populacional continuo , não fazendo parte da sua freguesia , qualquer outra localidade anexa.
Há no entanto a realçar o seguinte aspecto : entendo a lógica da construção desses 2 Edifícios da Pedreira ( vizinhos ) , numa época em que a dimensão da então aldeia de Alcains era consideravelmente menor do que a da actual Vila. Mesmo assim , o Edifício da Feiteira ainda se manteve durante alguns anos a funcionar como Escola Primária , passando então o Edifício Projectado para a Cantina a funcionar como Edifício Escolar .

Continuo a pensar que se concentrou em demasia o mapa em termos de ensino primário em Alcains , tendo apenas em linha de conta o elevado número de alunos de então e não o mais que provável crescimento da área urbana , que veio a ocorrer muito naturalmente nas décadas seguintes à construção dos ditos Edifícios.

Uma pequena comparação : havia mais alunos a frequentar o Ensino Primário numa localidade de menores dimensões , comparativamente a hoje em que a população Escolar é menor numa localidade significativamente bem maior em área.
Aspecto que tem tanto de curioso como de preocupante.




Como docente , tem com certeza uma opinião mais avalizada nesta matéria do que eu . Como diz e cito " (...) embora considere que quer em termos pedagógicos, quer em termos administrativos seja mais benéfico que as escolas tenham uma proximidade geográfica o mais curta possível. Para isso se criaram os Agrupamentos de Escolas ".

Sim concordo ... mas a criação dos Agrupamentos é posterior à das Escolas . Do Agrupamento de Escolas José Sanches ( e no que concerne às Escolas EB1 ) , como bem sabe , fazem também parte as de Escalos de Cima , Lardosa , Póvoa de Rio de Moinhos , Tinalhas e Lousa.
Ora , a lógica de proximidade geográfica deverá ser encarada como de carácter local ou regional ? Por exemplo : um aluno que resida numa destas aldeias que acima referi , por norma , terá um tempo de percurso a pé consideravelmente menor do que um colega seu de Alcains morador nas zonas que dei como exemplo na mensagem em jeito de comentário à noticia , tempo de percurso esse , fruto da dimensão geográfica da referidas localidades , bem menor face à de Alcains.




Deixo o seguinte exemplo relativo às Escolas EB1 da cidade do Fundão. Como sabe , é uma localidade que em termos de área se pode equiparar à de Alcains. Tem , é certo , uma população superior a da Vila , fruto da quase constante construção em altura , o que resulta também numa maior densidade populacional. Um modelo de desenvolvimento a todos o niveis notável ( social , economico e cultural , que deveria ser um exemplo a seguir por Alcains ) , resultante do dinamismo das suas gentes. A cidade ( então vila ) tinha até ao final da década de 70 uma população inferior à de Alcains , sendo esta a 3ª em número de habitantes no distrito , logo atrás da Covilhã e Castelo Branco respectivamente.

Novo Jardim de Infância em Alcains Escola10

Verifique que a dimensão do perímetro urbano não é nada de extraordinário ; a construção das 3 Escolas Primárias teve em conta essa " descentralização " geográfica que defendo para Alcains . Apresento também as distâncias em linha recta entre este triângulo de edificios escolares - 500 metros não é nada de por aí além - Porém , toda a pequena cidade do Fundão está bem servida geograficamente pelas suas EB1s.



Voltando a Alcains...

Quanto à possível falta de dinamismo , inovação e visão , não se aplicam apenas à entidade que refere . A meu ver , estas lacunas já vêm de há muitos anos a esta parte e não são exclusivas da actual JF. Penso que grande parte da população de Alcains tem, infelizmente , as mesmas características. Como já por várias vezes referi , existe aí muito o conceito do " faz tu que eu confio em ti " .
Creio que a Vila tem igualmente o complexo de se querer afirmar como uma localidade simpática e isso torna-a , a meu ver , muito pouco exigente junto do poder autárquico.

Entristece-me profundamente o facto serem apenas os Alcainenses que residem mais longe da sua terra natal e alguns que ainda aí permanecem , a tentarem rumar contra uma maré de nome " ausência de ideias e marasmo instalado " desde há cerca de 2 décadas e meia para cá .
Há até residentes em Alcains , que não sendo daí naturais , parecem terem um amor maior por esta Vila , comparativamente a muitos que daí o são.


Professora Raquel permita-me cita-la uma vez mais "(...)infelizmente, foi-me transmitido por alguém que lá trabalha que o próximo ano lectivo irá iniciar-se com cerca de menos 100 alunos. É grave !"

Grave ? Eu prefiro chamar arrepiante . Isto vem de encontro à abordagem que efectuei no blogue acerca da necessidade de Alcains ser elevada à categoria de sede de concelho.
Alegar apenas a baixa natalidade para a falta de alunos é o argumento mais fácil de usar.

Repare que a evolução demográfica do concelho de Castelo Branco está em sentido decrescente. A cidade de Castelo Branco por sua vez tem uma evolução positiva o que releva uma deslocalização da população do concelho para a cidade . O concelho de tem 1440km2 , o 3º maior do país em área. Já falei sobre isso nesse espaço.

Em 2001 , o concelho de Castelo Branco tinha : 55 708 habitantes
Em 2006 , o concelho de Castelo Branco tinha : 54 574 habitantes

Em 2001 , a cidade de Castelo Branco tinha : 30 649 habitantes
Em 2006 , a cidade de Castelo Branco tinha : 34 424 habitantes

Fonte : I.N.E.


Novo Jardim de Infância em Alcains Evolua10




Para finalizar , deixo os dados referentes ao ano de 1969 relativamente a números que todos os alcainenses deverião reflectir !

20 Professores do Ensino Primário

480 Alunos do Ensino Primário
41 Alunos da Telescola
66 Alunos das Escolas Técnicas
12 Alunos do Seminário Liceal
18 Alunos dos Institutos Comercial e Industrial

in “ Alcains e a sua História “ de Sanches Roque

Alguns conterrâneos acham que este homem era algo exagerado no amor que sentia pela Vila ( e nem se quer daí era natural ) e provavelmente acharão o número de 480 " demasiadamente redondo ".


Para reforçar ainda mais a ideia da população escolar no final da década de 60 deixo um apontamento do blogue Malta64-Alcains , que dá conta de alguns dados estatísticos referentes a 1964.

Nascimentos
Nº de Rapazes = 56
Nº de raparigas = 44

Que bom seria que todos os alcainenses ( residentes , naturais e não-naturais ) reflectissem sobre este assunto !

Numa linguagem " futebololesca " :


se Alcains em tempos lutava sempre para subir , hoje em dia já se contenta com um empate e tenta não descer a um escalão inferior.


Lamento , do fundo do coração o digo.


Última edição por -HD- em Sáb Dez 05, 2009 7:47 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://alcains-aqui.forumeiros.com
Raquel do Carmo




Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/06/2009

Novo Jardim de Infância em Alcains Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Jardim de Infância em Alcains   Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyQua Ago 12, 2009 7:48 pm

Sim, na verdade a construção das escolas é muito anterior à criação dos Agrupamentos de escola. Vivi 23 anos em Castelo Branco, há 10 que resido em Alcains. Fiz o meu estágio pedagógico na actual EB2 de Alcains. Se o problema já existe há mais de duas décadas não sei, uma vez que fez este mês 10 anos que aqui resido. As minhas preocupações não se prendem com o meu emprego, ou falta dele. Trabalhei aqui nos últimos 4 anos, mas não pertenço ao quadro deste Agrupamento. Preocupo-me, sobretudo, porque tenho dois filhos que já nasceram desde que aqui resido, nascidos em Castelo Branco e registados em Alcains. Sinceramente, gostava de os ver frequentar estas escolas até ao décimo segundo ano, de crescerem aqui num local que acho que é privilegiado. Falta de natalidade não é concerteza. Para lhe dar um exemplo fui festeira do Mártir Santo pouco tempo após residir aqui. Eu, o meu marido e mais três casais. Nenhum tinha filhos na época. Actualmente entre os quatro casais há 10 crianças, a mais velha com oito anos. Acredito que haja o lema do «faz tu que eu confio em ti», o que eu acho que é muito mau! Quando nem os conterrâneos se preocupam... No entanto, aquilo que tenho sentido é que quem não é de cá e quer fazer algo «por cá» não é visto com muito bons olhos. Depois também se esmorece... Muito sinceramente, gosto de viver em Alcains mas não gostaria de ver esta Vila estagnada no tempo. O trabalho que tem desenvolvido no seu blogue, a boa argumentação sobre a passagem a Concelho, a dedicação, pelos vistos à distância, é de louvar. Pena que não haja por aqui mais pessoas com esse dinamismo.
Ir para o topo Ir para baixo
AlcainsAqui
Admin
AlcainsAqui


Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

Novo Jardim de Infância em Alcains Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Jardim de Infância em Alcains   Novo Jardim de Infância em Alcains EmptyTer Set 29, 2009 5:02 pm

Novo Jardim de Infância em Alcains Imagen15

O Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, e o presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, inauguraram, na passada terça-feira, dia 22 de Setembro , o novo Centro Escolar de Alcains, onde foram investidos 950 mil euros.

Para Joaquim Morão, "a abertura desta infra-estrutura constitui um passo importante para garantir um ensino de qualidade". O novo Centro Escolar de Alcains, faz parte do Agrupamento de Escolas José Sanches, e destina-se ao pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. É composto por um jardim-de-infância construído de raiz, composto por quatro salas de aula, sanitários, gabinetes para professores e para atendimento e uma sala polivalente.

Além daquele novo edifício, o centro integra dois edifícios já existentes, os quais foram totalmente requalificados. Assim, foi feito um melhoramento na biblioteca e construído um novo refeitório. Foram ainda recuperadas as seis salas de aula existentes, e construído um polivalente desportivo descoberto (com relva sintética), além de arranjos exteriores. Os três edifícios ficaram ligados entre si com passagens cobertas. A nova estrutura foi classificada pelos responsáveis do Agrupamento como muito importante e de elevada qualidade. O Agrupamento aproveitou ainda para apresentar um momento musical e de poesia como demonstração do trabalho desenvolvido junto dos seus alunos.

No entender de Joaquim Morão, "a abertura deste novo centro está inserido na estratégia da autarquia em reformular os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do ensino básico. Aqui a aposta passou por juntar num mesmo espaço as crianças desses níveis de ensino, com condições ímpares dotadas daquilo que há de melhor".


Fonte : Reconquista
Ir para o topo Ir para baixo
https://alcains-aqui.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Novo Jardim de Infância em Alcains Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Jardim de Infância em Alcains   Novo Jardim de Infância em Alcains Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novo Jardim de Infância em Alcains
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» CD Alcains : novo presidente
» Museu do Canteiro
» Mercado Semanal em Alcains

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Há Alcains por aqui ! :: Ambições e Projectos para a Vila-
Ir para: