InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Tópicos similares
AlcainsAqui - GERAL
AlcainsAqui - GERAL
Últimos assuntos
Votação
Intervir em Alcains ! Qual a área mais importante ?
Cultura
50%
 50% [ 1 ]
Espaços Verdes
0%
 0% [ 0 ]
Segurança
0%
 0% [ 0 ]
Transportes
50%
 50% [ 1 ]
Urbanismo
0%
 0% [ 0 ]
Vias de Comunicação
0%
 0% [ 0 ]
Outra
0%
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 2
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Há por aqui

Compartilhe | 
 

 Lar Major Rato : 150 anos

Ir em baixo 
AutorMensagem
HugoLeal ( AlcainsAqui )
Admin
avatar

Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

MensagemAssunto: Lar Major Rato : 150 anos   Sab Jul 18, 2009 5:59 am

Hoje , dia 18 de Julho , o Lar Major Rato comemora 150 anos , da data da sua fundação . A Sessão Solene comemorativa terá lugar no auditório do Centro Cultural de Alcains e contará com a presença des autoridades civis e religiosas.

As comemorações iniciaram-se ontem , Sexta 17 de Julho , com celebração de Missa na Igreja Matriz de Alcains, em memória do fundador da instituição. Hoje é o dia em que a instituição cumpre precisamente os 150 anos de existência. O programa de actividades começa às 17h00 com a actuação do Rancho Folclórico Lar Major Rato na sede da instituição.

De seguida , será desfraldada a bandeira do Lar e descerrada a placa comemorativa dos 150 anos. Às 18h00 está prevista a saída em cortejo do Lar para o Centro Cultural de Alcains, com o Grupo de Percussão da Associação Recreativa e Cultural de Alcains (ARCA).




A Sessão Solene incluirá a palestra “Solidariedade Social em Tempo de Crise”, com o Presidente do Observatório do Emprego e Formação Profissional, Dr. Mário Caldeira Dias. Logo após , serão homenageadas as Entidades e Instituições que prestaram serviços relevantes à Instituição.

Também os Correios de Portugal se associam a esta efeméride , com emissão de um carimbo especial em homenagem aos 150 anos da fundação do Lar Major Rato.

Esta permitirá aos coleccionadores e interessados obter uma peça filatélica conhecida como “postal máximo”, de tripla concordância. Os outros dois elementos indispensáveis para realizar esta peça são o postal ilustrado e o selo do Major, que estão à venda na secretaria do Lar há já algumas semanas. Todos eles mostram o busto do Major Rato, que se encontra no jardim desta Instituição.

Os interessados deverão colar o selo de preferência num dos cantos superiores, explica José Geada, o filatelista envolvido nesta iniciativa. Na Estação dos Correios pedirão à funcionária para carimbar a parte inferior do selo. “É preciso ter em atenção que se o selo ficar afastado da margem superior mais de um ou dois milímetros, ele vai cair na mancha negra do busto, o que dificulta a sua leitura e tira valor à peça”, acrescenta.

Outra interessante peça filatélica pode obter-se adquirindo o sobrescrito comemorativo que a Direcção do Lar mandou imprimir, e que disponibiliza a todos os interessados. Neste caso, cola-se o selo no canto superior esquerdo e põe-se o carimbo de forma a apanhar somente o seu canto inferior esquerdo.

Como o carimbo é oficial, poderá ser aplicado em qualquer tipo de correspondência, independentemente do selo que apresente. Como estes carimbos são muito procurados pelos especialistas desta área filatélica, certamente que já devem ter chegado aos correios, muitos pedidos, oriundos de todo o país, salienta José Geada. Entretanto, os serviços de filatelia dos Correios já enviaram aos filatelistas de todo o país informação sobre esta iniciativa, no sentido de obterem as peças comemorativas.

Fonte: Reconquista

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://alcains-aqui.forumeiros.com
 
Lar Major Rato : 150 anos
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Dengeki] Entrevistas com produtores revela futuros projetos (PS 20 anos)
» Cabal Dallas 5 Anos Online !!! Venha Jogar !
» [VOTAÇÃO] Se você tivesse que escolher uma única plataforma de jogos para os próximos 5 anos, qual você escolheria?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Há Alcains por aqui ! :: Geral Notícias-
Ir para: