InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Tópicos similares
AlcainsAqui - GERAL
AlcainsAqui - GERAL
Últimos assuntos
Votação
Intervir em Alcains ! Qual a área mais importante ?
Cultura
50%
 50% [ 1 ]
Espaços Verdes
0%
 0% [ 0 ]
Segurança
0%
 0% [ 0 ]
Transportes
50%
 50% [ 1 ]
Urbanismo
0%
 0% [ 0 ]
Vias de Comunicação
0%
 0% [ 0 ]
Outra
0%
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 2
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Há por aqui

Compartilhe | 
 

 71º Volta a Portugal em Bicicleta : 20Km dentro da cidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
HugoLeal ( AlcainsAqui )
Admin
avatar

Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

MensagemAssunto: 71º Volta a Portugal em Bicicleta : 20Km dentro da cidade   Sab Jul 18, 2009 7:58 am

Mais de 10% da quilometragem total da 71ª Volta a Portugal em bicicleta é disputada em estradas do distrito de Castelo Branco. A prova rainha da velocipedia nacional foi apresentada no início da semana, no Lisboa Welcome Center, e como já era conhecido tem 3 etapas na região, às quais se pode acrescentar a chegada à Torre, na 9ª etapa.

Dos 1601km que vão ser percorridos em onze dias (5 a 16 de Agosto), 163,6 são realizados nas fronteiras do distrito, na linha do que têm sido as últimas edições e do investimento que autarquias como as de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, também o Fundão, têm efectuado na prova que mantém a chancela da PAD/Lagos Sport e a direcção técnica do antigo campeão Joaquim Gomes.

Logo no segundo dia (5ª feira, dia 6) e na primeira tirada em linha, que é a mais longa do programa (Caldas da Rainha/Castelo Branco, 228,7 kms), o pelotão de 144 ciclistas e 16 equipas chega até Castelo Branco pelo alto de Ródão. A meta na cidade albicastrense está instalada na Avenida das Palmeiras (entrada sul), mas depois de uma primeira abordagem à zona da chegada, há um circuito urbano que os ciclistas vão efectuar. Foi estreado na edição de 2008 e correspondeu às expectativas de investidores e organizadores. “É um circuito fantástico, que culmina numa chegada tradicionalmente repleta de público”, classifica Joaquim Gomes.

Os ciclistas vão subir a Cruz de Montalvão, passar pelas rotundas do Empresário e Templários e após a passagem pela zona da meta, contornar a Praça Rainha D. Leonor, baixar a Avenida Afonso de Paiva, circular pela Avenida de Zhuhai para aceder ao antigo IP2, fazer o acesso ao alto da Feiteira, para entrarem novamente na cidade pelos Buenos Aires. Passam na Rotunda da Europa, sobem a 5 de Outubro, zona da Segurança Social, acesso à Carapalha, bairro que rasgam pela avenida principal até tomarem a variante externa, que há-de levá-los até à rotunda da antiga Longofor. Depois é o acesso à meta, pela entrada sul. São quase 20 quilómetros em Castelo Branco, com uma meta volante instalada na Avenida de Espanha.

Fonte : Reconquista


Última edição por -HD- em Ter Jul 21, 2009 4:30 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://alcains-aqui.forumeiros.com
HugoLeal ( AlcainsAqui )
Admin
avatar

Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

MensagemAssunto: Mais uma vez ... à volta !   Sab Jul 18, 2009 8:46 am

Como se sabe , a Volta a Portugal em Bicicleta tem que cumprir determinadas normas da União Velocipédica Internacional , como sejam a quilometragem e o número de etapas que constarão do seu calendário. No nosso caso , o número máximo foi estipulado como 10 . Só mesmo a "Vuelta" em Espanha , o "Giro" de Itália e o "Tour" de França têm um número de dias superior ao da nossa Volta , no calendário de provas a nivel internacional , o que não deixa de ser um motivo de orgulho para os seus organizadores. Um mérito há que realçar !

Longe vão os tempos em que a Volta percorria Portugal de Norte a Sul , do Minho ao Algarve . Em Agosto , e numa "reetré" desportiva , concretamente para a nova época futebolística , milhares e milhares de portugueses vibravam efusivamente com a passagem dos ciclistas e de toda a caravana da volta , durante 15/20 dias. Apesar do mérito que há pouco referi , esses tempos deixam-me saudades , confesso !

Concentrando-me apenas na nossa região , lamento que há vários anos ( até já lhe perdi e conta ) , o Alto da Gardunha ( onde havia sempre prémios de montanha ) passe ao lado da Prova Rainha Velocipédica em Portugal.

Quanto a Alcains , muitos lembrar-se-ão ( nomeadamente os mais velhos ) que tempos houve em que aqui havia finais de etapa. A partir de uma determinada altura , as passagens por dentro da vila , passaram a ser esporádicas sendo que, de vez em quando , lá havia uma meta-volante ou um " ponto quente " , para os ciclistas amealharem pontos para alcançarem as camisolas com a cor que mais ambicionavam.

As passagens da Volta na EN 18 em Alcains , passaram então a ser uma tradição anual , fazendo com que centenas e centenas de Alcainenenses rumassem aquele local para ver a Volta passar. Inclusive em dias úteis da semana ,o percurso entre o Cruzamento de São Domingos e o da Avenida 12 de Novembro , estava sempre repleto de gente.

Um final ou um chegada de etapa é visível na hotelaria, na restauração e na promoção turística. Há milhares e milhares de pessoas que se mobilizam para ir para a estrada.
Uma passagem não terá , obviamente , o mesmo impacto mas já ajudaria " em alguma coisa ".

A nossa vila nunca mais viu a Volta passar ... mas enfim , sempre há 20 Km dentro da cidade de Castelo Branco.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://alcains-aqui.forumeiros.com
 
71º Volta a Portugal em Bicicleta : 20Km dentro da cidade
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Fuerteventura - Sim Giants (Review de Duley)
» [Portugal] Aeronave P-3C Orion modernizado é entregue para Força Aérea de Portugal
» [Portugal] Ryanair com sete novas rotas no Porto
» [Portugal] Matéria sobre o Aeroporto da Ilha da Madeira
» [Portugal] Companhias árabes contratam pilotos à TAP

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Há Alcains por aqui ! :: Desporto-
Ir para: