InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Tópicos similares
AlcainsAqui - GERAL
AlcainsAqui - GERAL
Últimos assuntos
Votação
Intervir em Alcains ! Qual a área mais importante ?
Cultura
50%
 50% [ 1 ]
Espaços Verdes
0%
 0% [ 0 ]
Segurança
0%
 0% [ 0 ]
Transportes
50%
 50% [ 1 ]
Urbanismo
0%
 0% [ 0 ]
Vias de Comunicação
0%
 0% [ 0 ]
Outra
0%
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 2
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Há por aqui

Compartilhe | 
 

 Festas das Papas - Edição 2009

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
HugoLeal ( AlcainsAqui )
Admin
avatar

Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

MensagemAssunto: Festas das Papas - Edição 2009   Sex Ago 28, 2009 12:45 pm

A tradicional Festa das Papas vai, mais uma vez, ser organizada pela Associação Recreativa e Cultural de Alcains (ARCA), sábado, no Largo de Santo António, em Alcains.

A partir das 17h30 animação é o que não vai faltar no centro da vila, porque para além do espectáculo que é a confecção das papas, também vai haver muita música. O programa musical começa com a actuação de Grupo de Concertinas e Cavaquinhos da ARCA, continuando com as Adufeiras da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) e com o Rancho Folclórico de Juncal do Campo.

Recorde-se que a Festa das Papas, como adianta a presidente da Direcção da ARCA, Andreza Teixeira, foi sempre no Verão, mas a tradição, com o passar dos anos quase se perdeu. Assim não aconteceu, porque há 10 anos atrás a ARCA, já com Andreza Teixeira à frente da colectividade, decidiu retomar esta antiga tradição.

A exemplo de anos anteriores, a agremiação alcainense conta com vários apoios, como a Câmara de Castelo Branco, a Junta de Freguesia de Alcains, o Instituto Português da Juventude (IPJ) e, claro está, a Fábrica Lusitana que, tal como acontece todos os anos, oferece o carolo, que é o principal ingrediente na confecção das papas.

Fonte : Gazeta do Interior




Conta-se que, entre 1600 e 1640, a Beira Baixa foi invadida por sucessivas nuvens de gafanhotos. Alcains não escapou ao terrível flagelo e as suas searas de centeio, feijão e milho, assim como as suas hortas, foram dizimadas pela praga daqueles insectos. As pessoas lamentavam-se, pois ficavam inexoravelmente votadas à miséria e fome. Todos se queixavam, sem saber como haviam de afugentar tal praga tão indesejável. (...) O povo, angustiado com a ocorrência, não podendo remover nem destruir a praga com meios materiais, resolveu pedir aos santos da sua devoção que afastassem aquilo que se suspeitava ser castigo da sua impiedade. Lutando contra a fome e outros males que ela provocava, o povo implorou a protecção de Nossa Senhora, de Nosso Senhor e de S. Pedro. Os Alcainenses fizeram solene promessa de realizar três festas anuais em 3 Domingos consecutivos de Agosto. Para a realização das mesmas contribuiria todo o povo. (...) A primeira festa seria em louvor de Nosso Senhor, pela graça obtida, no 3º Domingo de Agosto e constaria de solenidades religiosas. (...) Na segunda-feira seguinte dariam um bodo a todos os pobrezinhos da localidade.


In Beira Baixa, M. Lopes Marcelo

Edição de 2008 - Festas das Papas de Alcains - Reportagem RTP
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://alcains-aqui.forumeiros.com
 
Festas das Papas - Edição 2009
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 14ª edição da Expo Aero Brasil - imagens
» [PC/Mac] Edição de colecionador de Diablo III está em pré-venda no Brasil por...
» PlayStation 3 terá edição especial de Final Fantasy XIII-2 no Japão
» TEMA MENSAL DE MARÇO DE 2009 - SERES FANTÁSTICOS (DRAGÕES, PEGASUS, SEREIAS, MINOTAUROS, ETC.)
» Emisiones Argentina 2009

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Há Alcains por aqui ! :: Cultura e Lazer-
Ir para: