InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Tópicos similares
AlcainsAqui - GERAL
AlcainsAqui - GERAL
Últimos assuntos
Votação
Intervir em Alcains ! Qual a área mais importante ?
Cultura
50%
 50% [ 1 ]
Espaços Verdes
0%
 0% [ 0 ]
Segurança
0%
 0% [ 0 ]
Transportes
50%
 50% [ 1 ]
Urbanismo
0%
 0% [ 0 ]
Vias de Comunicação
0%
 0% [ 0 ]
Outra
0%
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 2
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Há por aqui

Compartilhe | 
 

 Centro Paroquial de Alcains : para quando a sua construção ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
HugoLeal ( AlcainsAqui )
Admin
avatar

Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

MensagemAssunto: Centro Paroquial de Alcains : para quando a sua construção ?   Sex Ago 28, 2009 12:53 pm

É secular a especial ligação à fé , nomeadamente à cristã , por parte dos habitantes de Alcains. Prova disto , é o número de Capelas , Ermidas e Cruzeiros existentes actualmente na Vila , datanto a sua construção , na grande maioria dos casos , dos Séculos XVI ao Século XVIII . O número de habitantes desta localidade nessa altura , talvez não exigisse a quantidade de monumentos que foram edificados. No entanto , as pessoas acreditavam e tinham fé. E isso movia-as naquele sentido. Sempre foi um povo muito reliogioso.

Outras edificações terão existido , apesar de não haverem hoje em dia provas da sua existência ; segundo alguns historiadores , a palavra " Alcains " deriva do vocábulo árabe Al-Kanais ( as igrejas - الكنائس ) , o que leva a crer que já no tempo da sua presença nesta região , tivessem existido alguns monumentos dignos de registo.

Igual origem terá tido a cidade espanhola de Alcañiz ( Provincia de Teruel ) . Talvez não fosse má ideia um dia pensar na geminação das duas ( digo eu ) , até mesmo no sentido de ambas se conhecerem melhor mutuamente.

Já falei nele também neste espaço - do Seminário de São José - , que foi em tempos o Seminário Maior da Diocese de Portalegre - Castelo Branco e o papel importante que teve no ensino e na implementação dos valores cristãos junto da comunidade . Há ainda a destacar os " filhos da terra " - D. Manuel Sanches Goulão , Bispo de São Tomé Meliapor (1719 - 1726 ) ou o mais recente D. Aurélio Granada Escudeiro , Bispo da Diocese de Angra ( 1979 - 1996 ) , que levaram ao mundo a palavra de Deus.

.
Alcains dispõe também de uma das maiores Igrejas Matriz. Julga-se que tenha sido fundada por volta de 1550 . Contudo , e anterior a esta , parece ter havido uma outra bem mais antiga segundo alguns historiadores. Perante o que acima referi , e à origem do vocábulo Alcains e presença árabe , deduz-se facilmente que não terá sido esta então o primeiro ponto de encontro da fé , dos habitantes desta localidade . Como curiosidade, o 1º Pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi o Frei Dr Gomes Ribeiro ( 1565- 1585 ) .

Para finalizar esta mensagem , relembro que é neste local que se pretende construir o Centro Paroquial de Alcains. Anteriormente , aqui estava edificado um solar antigo e já muito degradado que foi demolido com o objectivo de aqui criar aquele novo local ligado à Diocese de Portalegre Castelo Branco. Infelizmente até hoje ainda não houve consenso quanto à sua construção entre aquela entidade , Câmara Municipal e Junta de Freguesia.
É evidente que uma obra desta evergadura implica os seus custos . Só lamento que já não haja hoje em dia , pessoas como o Comendador José Pereira Monteiro . O impacto que o Seminário de São José teve no ínicio do Século XX em Alcains , poderia muito bem ter e tendo em conta a realidade actual , um novo Centro Paroquial de Alcains.



Bem sei que a Vila dispõe de um dos melhores Centros de Dia do país , o Lar Major Rato , e que em termos de Infantários ( apesar do número de crianças ser , infelizmente , cada vez menor ) há espaços para as acolher.

Mas eu pergunto : um Centro Paroquial terá de existir obrigatoriamente apenas para ter essas funções ?
Porque não , como Casa Pastoral , que além de acolher , sirva também para potenciar os dinamismos paroquiais , estando aberta igualmente às iniciativas de carácter formativo , social e de tempos livres ?
Também a nível profissional , colaborando na inserção no mercado de trabalho , com o objectivo de melhor as condições de vida ; a nível da saúde , encaminhado para consultas médicas ; na instrução , com o acompanhamento de jovens com dificuldades de aprendizagem e alfabetização de adultos ; psicológico , com o atendimento de mães adolescentes e vitimas de maus tratos físicos e sociais , bem como de indivíduos que necessitem de acompanhamento psicológico.

Como há pouco referi e sublinho , que a construção do Centro Paroquial de Alcains neste inicio de Século XXI , seja em breve uma realidade e que , adaptado aos novos tempos , tenha o impacto junto da comunidade que o Seminário de São José teve há quase um século atrás.


Última edição por -HD- em Qui Set 03, 2009 11:53 am, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://alcains-aqui.forumeiros.com
HugoLeal ( AlcainsAqui )
Admin
avatar

Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

MensagemAssunto: Re: Centro Paroquial de Alcains : para quando a sua construção ?   Qui Set 03, 2009 11:51 am

A Câmara de Castelo Branco acaba de adquirir à Paróquia o terreno, junto à Igreja de Alcains. No entender do presidente da autarquia “a aquisição daquele espaço era desejado pela Câmara há algum tempo, já que se trata de uma área nobre no centro da vila”.

Joaquim Morão adianta que “queremos que esse espaço sirva os alcainenses. Por isso iremos fazer um projecto de forma a que toda aquela área possa servir a população”. Para o presidente da Câmara lembra que “esta era uma aspiração antiga dos alcainenses que agora vamos concretizar”.

O investimento rondou os 136 mil euros. “Trata-se de um investimento importante. Aquele espaço chegou a ser visto como o ideal para um centro paroquial, mas nós nunca fomos apologistas dessa opção, pelo que o Centro será feito num outro terreno”, justifica Joaquim Morão”.


Fonte : Reconquista

Ou seja , o Centro Paroquial não será à partida aqui construído , sendo que neste espaço será erguida uma outra infraestrutura. Falta saber o quê em concreto .
Sem dúvida uma boa noticia para a Vila . Contudo , penso que a construção do Centro Paroquial não deverá ser posta de lado , já que este se reveste de extrema importância , para que as actividades de apoio social sejam cada vez mais um objectivo junto da comunidade alcainense.

Repito o que disse na mensagem anterior : Um Centro Paroquial não tem obrigatoriamente que ter apenas as funções de Centro de Dia ( para os mais idosos ) ou de Creche ( para as crianças ).
Como casa pastoral , além de acolher , poderá servir também para potenciar os dinamismos paroquiais , estando aberta igualmente às iniciativas de carácter formativo , social e de tempos livres.
Também a nível profissional , colaborando na inserção no mercado de trabalho , com o objectivo de melhor as condições de vida ; a nivel da saúde , encaminhado para consultas médicas ; na instrução , com o acompanhamento de jovens com dificuldades de aprendizagem e alfabetização de adultos ; psicológico , com o atendimento de mães adolescentes e vitimas de maus tratos fisicos e sociais , bem como de indivíduos que necessitem de acompanhamento psicológico
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://alcains-aqui.forumeiros.com
 
Centro Paroquial de Alcains : para quando a sua construção ?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Brasil] Embraer e Conviasa da Venezuela fecham acordo para até 20 jatos E190
» benzina
» Rumor: God of War IV será lançado para PS3 em 2012 e terá modo cooperativo
» Luzes das aeronaves . Existe uma regra de quando acioná-las?
» Tier list para jogos não-de-luta

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Há Alcains por aqui ! :: Ambições e Projectos para a Vila-
Ir para: