InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Tópicos similares
AlcainsAqui - GERAL
AlcainsAqui - GERAL
Últimos assuntos
Votação
Intervir em Alcains ! Qual a área mais importante ?
Cultura
50%
 50% [ 1 ]
Espaços Verdes
0%
 0% [ 0 ]
Segurança
0%
 0% [ 0 ]
Transportes
50%
 50% [ 1 ]
Urbanismo
0%
 0% [ 0 ]
Vias de Comunicação
0%
 0% [ 0 ]
Outra
0%
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 2
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Há por aqui

Compartilhe | 
 

 Alcains : 38 anos de Vila

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
HugoLeal ( AlcainsAqui )
Admin
avatar

Mensagens : 269
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Alcains

MensagemAssunto: Alcains : 38 anos de Vila   Qui Nov 12, 2009 11:21 am


Por vezes penso se sou um sonhador quando situo a minha terra entre as que fazem parte de um rol de localidades que se destacam por um aspecto impar . Será que a conheço realmente bem , ao ponto de assim a classificar ? Vem isto a propósito de um aspecto que julgo ser importante para o seu desenvolvimento , aspecto esse que incide sobre a promoção e divulgação que a Vila tem em Portugal . O resultado desse trabalho , tem realmente sido positivo , ou faltará algo para que Alcains seja mais conhecida por este país fora ?

"Alcains é uma localidade impar "

São inúmeros os relatos de portugueses que , quando visitam a Vila pela primeira vez , ficam surpreendidos com a sua dimensão , já que a imaginavam como sendo uma pequena aldeia do concelho de Castelo Branco. Não é de hoje , mas sim de há décadas que episódio é recorrente . Certamente que muitos alcainenses ficarão orgulhosos perante a agradável surpresa por parte dos visitantes para com a nossa vila . Eu mesmo o sinto , confesso , mas não haverá aqui também um aspecto negativo perante este cenário ? Será que esta ignorância dos forasteiros é por sua culpa própria , ou esta não estará essencialmente no nosso lado ?

" Orgulho em ser alcainense "
Alcains pertence ao 3º maior concelho em área de Portugal - não me canso que focar este aspecto importante - ; a sua sede de concelho é simultaneamente cidade , sede de uma única freguesia urbana , sede de distrito e de província. Luta cada vez mais e de uma forma legitima em se afirmar a nível nacional , como uma cidade de média dimensão e com uma boa qualidade de vida para os seus habitantes . Mas perante isto , a vila de Alcains - e atendendo também ao facto da extensão em área do concelho e de esta ser apenas " mais uma freguesia " - não perderá em termos de divulgação e promoção , levando a uma falta de investimento público e privado por parte de potenciais investidores de outros pontos do país ?

Apesar disto , é interessante notar que , e mesmo com o notório abrandamento no seu crescimento populacional , industrial , e sócio-económico nas últimas décadas , Alcains continua a ser um caso impar a nível nacional no que respeita a freguesias ditas rurais pertencentes a concelhos em que a sua sede tem os mesmo estatutos de Castelo Branco . A nossa vila é uma das maiores de Portugal , a maior entre as não sede de concelho no interior do país - há que ter em conta também este pormenor , bem como o de uma “ vila não sede de concelho” estar situada no interior é consideravelmente diferente do que estar quer no litoral , quer na Área Metropolitana de Lisboa ou do Porto.

" Uma das maiores vilas de Portugal "
Há uns anos , as visitas do General Ramalho Eanes à sua terra natal , lá iam dando a visibilidade a Alcains, com os resultados que ainda hoje , e felizmente , prevalecem . Há igualmente as famosas marcas Dielmar e Lusitana ( que nasceram ainda na então aldeia de Alcains ) que , de uma forma mais tímida , levam o nome da nossa vila mais longe. Depois , há o queijo que , por muitas vezes é identificado como sendo de " C.Branco " , sendo produzido maioritariamente em Alcains e que , por vezes surge graças ao bairrismo de alguns , com o seu verdadeiro nome de origem. Há ainda uma ou outra associação que faz vincar a sua naturalidade , bem como os filhos da terra migrados por este país fora


Para finalizar , deixo um exemplo de como somos vistos " lá fora " na esmagadora maioria das vezes .
Cliquem aqui

Comprovem o estatuto da localidade que recebeu o EastFestival que decorreu no passadp mês de Junho e que levou longe o nome da nossa terra.

Cito apenas um excerto da 1ª frase : " O local escolhido foi o estadio de futebol de Alcains , por ser uma pequena aldeia , próxima de Castelo Branco ... "

" Imaginada por muitos como sendo uma pequena aldeia do concelho ... 38 anos depois".



Saudações Alcainenses !


Última edição por -HD- em Ter Nov 17, 2009 8:45 am, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://alcains-aqui.forumeiros.com
CIASL



Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/09/2009

MensagemAssunto: Re: Alcains : 38 anos de Vila   Qui Nov 12, 2009 11:23 am

Alcains comemora hoje, dia 12 de Novembro, mais um aniversário da sua elevação a Vila !
São 38 " Olhar(es) sobre a Vila " !

Parabéns, Alcains !!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Alcains : 38 anos de Vila
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Brasil] Esquadrão Onça, da Base Aérea de Campo Grande, comemora 40 anos
» [Brasil] Esquadrilha da Fumaça vai realizar sensacional show aéreo no aniversário de 60 anos
» [NEWS] Menino de 4 anos atira e mata pai por causa de PlayStation.
» [3DS/DS] Square-Enix divulga imagens da edição especial dos 10 anos de Kingdom Hearts
» [Portugal] Força Aérea Portuguesa comemorou 50 anos de operação do Alouette III

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Há Alcains por aqui ! :: Ambições e Projectos para a Vila-
Ir para: